O jornalista multimidia é uma das mais interessantes invenções midiáticas surgidas nos últimos anos. A ideia soa a fresco, a tecnológico, a moderno.
A ideia de partida é a de um jornalista polivalente, capaz de trabalhar para todos os meios, ou seja, imprensa, televisão, rádio ou Internet.
O jornalista multimídia não é aquele que domina as diversas ferramentas multimídia, não é aquele que apenas trabalha para suportes digitais, mas sim aquele que pensa as diversas mídias
disponíveis , aquele que consegue pensar numa pauta os diversos desdobramentos multimídia que ela possa ter e que saiba que todo o processo de captação da notícia passa ter a marca dessa multimidialidade.
Segundo Sérgio Mattos, mestre e doutor em comunicação pela Universidade do Texas, também Diplomado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, um jornalista multimídia deve ser aquele profissional que está preparado e que entende o funcionamento dos meios de comunicação em todos os seus aspectos: produção, difusão, comercialização e administração. "O profissional multimídia é também aquele que tem uma noção perfeita das demais profissões da área da comunicação social, sabendo exatamente como atuam e pensam, dentro da lógica de mercado de cada um", afirma.
A Web introduziu aos jornalistas uma nova forma de escrever e abriu um novo caminho no mercado de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário