domingo, 5 de outubro de 2008

Violência Contra Os Idosos.
Grande parte dos casos de violência e maus-tratos contra os idosos são cometidos por pessoas próximas às vitimas, como por exemplo o vizinho, o amigo e, principalmente, os seus familiares.
A violência contra os idosos pode acontecer de várias formas, desde a violência psicológica, que se manifesta pela negligência e pelo descaso, até as agressões físicas. São comuns os casos de filhos que batem nos pais, tomam seu dinheiro, deixam passar fome ou não dão os remédios na hora marcada. Casos como esses últimos são chamados de abandono material.
São várias as formas de violência que o idoso dependente está sujeito: maus tratos e abusos físicos, maus tratos psicológicos, negligência por abandono, negligência medicamentosa ou de cuidados de saúde, abuso sexual, abuso material e financeiro, privação e violação de direitos humanos.
Belo Horizonte, possui uma Delegacia Especializada de Proteção ao idoso. Ela registra casos de abandono material, lesão corporal, maus tratos, apropriação indébita e perturbação do sossego. Infelizmente o medo ainda é o principal fator que leva ao não comparecimento da vítima à Delegacia Especializada de Proteção do Idoso somado ao desconhecimento quanto aos seus direitos. A Delegacia funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Avenida Afonso Pena, 984, centro da capital. Os telefones para contato são (31)3236-3010 e (31)3236-3011.
As pessoas também podem fazer denúncias anônimas através do 0800-305000 ou pelo site . Esses dados são da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência e do Idoso (Ministério Público de Minas Gerais), que fica na Av. Olegário Maciel, 1.772, funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18H.



Leia Também:
Violência Domestica.
Violência Contra As Crianças.
Violência Contra A Mulher.
Violência Na Tv.
Violêcia Sexual.
Voltar Ao Blog Principal.



Nenhum comentário: